quinta-feira, 26 de abril de 2012

OPOSIÇÃO DA CEDEAO SOBRE A TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ-BISSAU



A Comissão da CEDEAO acaba de saber com grande preocupação o anúncio da tentativa de golpe de Estado em curso na Guiné-Bissau, perpetrado pelas Forças Armadas.
A CEDEAO está particularmente consternada pelo momento escolhido para esta tentativa, que acontece apenas somente há alguns dias depois que uma missão conjunta da CEDEAO, da União Africana e das Nações Unidas tenha tido um encontro com a hierarquia militar para prevenir contra qualquer tentativa de pôr em causa o processo eleitoral em curso. O golpe acontece igualmente num momento em que a CEDEAO está engajada junto da Guiné-Bissau, nos seus esforços visando empreender reformas de grande envergadura com vista a assegurar o desenvolvimento económico e a reconstrução nacional.

A Comissão da CEDEAO denuncia veementemente esta última incursão de militares na vida política do país e condena sem reservas este acto irresponsável, que é revelador de uma manifesta vontade de manter a Guiné-Bissau num estado de instabilidade. A CEDEAO exige o restabelecimento imediato da ordem constitucional afim de permitir a prossecução do processo eleitoral em curso até ao seu término.

Este ato flagrante de desafio face ao princípio da ‘tolerância zero’ da Comunidade para a tomada do poder por meios inconstitucionais, tal como inscrito no Protocolo adicional sobre Democracia e a Boa Governação, não ficará impune visto que não o cumprindo, os militares fizeram-no deliberadamente e com conhecimento de causa colocando a Guiné-Bissau fora da lei da Comunidade da CEDEAO.

A CEDEAO coloca os autores deste acto repreensível perante suas responsabilidades no concernente à segurança dos dirigentes políticos, da população, das instituições e dos bens do país.

A CEDEAO continua preocupada perante esta situação na Guiné-Bissau e tomará, nos próximos dias, as medidas decisivas e apropriadas que se impõem face à esta situação.

Sua Excelência Désiré Kadré OUEDRAOGO
Presidente da Comissão da CEDEAO

Sem comentários:

Enviar um comentário