CENATIC BISSAU


DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DE CENTRO DE ACESSÓRIA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO – CENATIC BISSAU

 
É para mim em nome dos colegas da Nadel uma grande honra e prazer usar de palavra na presença de tão importantes individualidades aqui presentes, que aceitaram o nosso humilde convite para assistir a inauguração do CENATIC.
Este e mais um momento de manifestação de satisfação da NADEL se bem que e mais uma prova de que estamos a crescer. E bom que os presentes saibam que a dialéctica e os resultados deste crescimento devemo-la a uma organização aqui também esta presente, muito embora este acto de cerimonia não tem haver com elogiar as organizações que fizeram crescer a Nadel mas e bom que saibam que temos aqui pessoas representantes duma organização que hoje faz parte do apoio ao crescimento da NADEL. Que viu a NADEL crescer, que deu orientações, deu puxões de orelhas e que fez tudo para que hoje a NADEL possa crescer e ganhara a confiança e poder estar a altura de gerir um projecto destes para o bem da Guine Bissau em geral e das OCS em particular. Devemo-la sim ao espírito forte da equipa, ao ambiente saudável entre os seus técnicos, sem esquecer com toda a sinceridade e profundo reconhecimento de apoios recebidos de várias organizações parceiras que contribuíram e muito neste nosso crescimento.
Mas permitam-me caros presentes fazer referência a um dos nossos parceiros repito, aqui presentes, que consideramos mãe da NADEL. Uma mãe que soube amamentar, ensinar a caminhar e projectar a NADEL para atingir paulatinamente a sua autopromoção, através de conselhos, criticas construtivas, e alguns momentos de puxões de orelhas, alias que ainda estamos para receber para que possamos ser realmente uma organização de referência segundo o nosso desejo, mas com a consciência clara que não e nada fácil e restam-nos uma difícil e longa caminhada pela frente.

Caros presentes referimo-nos a SNV e dedicamos o sucesso desta meia maratona a Ela com profunda gratidão e satisfação.
Excelências,
Um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento e me particular a Guine Bissau continua ser a insuficiência de quadros qualificados para absorver racionalmente os diferentes investimentos público e privados realizados aos longos dos anos com vista melhoria das condições sócio económicas do pais. Essa deficiência expressa-se não só ao nível da capacidade de absorção mas também da concepção, implementação e avaliação dos politicas de actividades de desenvolvimento. Cada vez mais se reconhece que as OSC da Guine Bissau precisam de reforço de capacidades para que possamos contribuir da melhor forma possível na durabilidade e sustentabilidade das intervenções de apoio ao desenvolvimento. Estes e vários outros aspectos motivaram o IEPALA Instituto de Estudos Políticos para América a decidir apoiar a Guiné-Bissau, criando parceria com a ONG NADEL para implementação deste projecto que tem o seguinte objectivo
·         Contribuir para o fortalecimento das ONG e outras organizações da sociedade civil na Guine Bissau, mediante 3 linhas de trabalho a saber:
1.-Instalação de um serviço permanente de apoio as OSC guineense na identificação,
  -formulação e gestão e projectos assim como de assessoria jurídica e de procura de financiamento;
2  -Criação de um Centro de Informática com serviços básicos e outros ao alcance das OSC
3.-Formação em 4 pontos do país de quadros das OSC em 3 áreas identificadas como prioridades;
Para atingir os objectivos deste projecto na Guiné-Bissau e criar um quadro de implementação institucionalizado e estruturado, optou-se pela criação do Centro de Assessoria Técnica e de Tecnologia de Informação e Comunicação abreviadamente designada de CENATIC, o que e o objecto da presente cerimonia de inauguração que estamos a assistir.
Os serviços a serem prestados pelo CENATIC aos seus utentes são:
·         Serviço de apoio a Assessoria técnica e Jurídica
·         Serviço de Capacitação e Formação
·         Serviço de Tecnologia e Informação e Comunicação
·         Serviço de Documentação e Desenvolvimento de Conhecimentos
O projecto está a ser executado pela NADEL em parceria com a organização espanhola IEPALA e conta com uma coordenadora do Centro, um assistente Técnico e Jurídico e um assistente Informático conforme vão poder ver ao longo da visita.
Excelências,
Não podia terminar a minha intervenção sem agradecer ao IEPALO pela confiança que tiveram em decidir instalar-se junto a NADEL dando a nossa humilde contribuição para a melhoria das capacidades das OCS guineense e consequentemente para a melhoria das condições sócio económicas das nossas populações. Queremos ainda de uma forma muito particular e com profunda gratidão agradecer a todos os presentes que aceitaram compartilhar connosco este momento honrando-nos com a vossa presença.
Digníssimos convidados antes de terminar queria em nome de toda a equipa lançar um apelo:  O CENATIC , vai abrir hoje as suas portas mas estaremos numa continua luta e  esforço para que possamos assegurar a sua continuidade através de desenvolvimento de estratégias viáveis que vão  ao encontro das necessidades das OSC. E isso não e possível só com a NADEL e nem só com o IEPALA, contamos com a presença de todos se bem que o nosso objectivo e comum ajudar a Guiné-Bissau a sair da situação em que esta. Para terminar convido a todos que visitem regularmente o CENATIC, que enviem orientações, sugestões, documentações e ate conselhos e criticas para a melhoria do nosso trabalho. Façamos do CENATIC um espaço de todos nos para o bem estar da Guiné-Bissau

 

CENATIC – ONG

Centro de Assessoria e de Tecnologias de Informação e Comunicação das ONG




Apresentação

Um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento e em particular da Guiné-Bissau continua a ser as limitações para absorver racionalmente os diferentes investimentos para a melhoria das suas condições socioeconómicas. Essa insuficiência expressa-se não só ao nível da capacidade de absorção, mas também da concepção, implementação e avaliação de politicas e actividades de desenvolvimento.

Para assegurar a sustentabilidade das suas actividades de desenvolvimento, as organizações devem necessariamente identificar e conhecer bem o ambiente em que intervêm e concentrar-se no reforço de suas capacidades e nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Como uma oportunidade magna para atingir os pressupostos acima mencionados na Guiné-Bissau e criar um quadro de implementação institucionalizado e estruturado optou-se pela criação do “Centro de Assessoria Técnica e de Tecnologias de Informação e Comunicação”, denominada “CENATIC ONG”, cuja filosofia de intervenção assenta em três domínios prioritários:

·          Instalação de um serviço permanente de apoio as ONG guineenses em identificação, formulação e gestão de projectos, assim como de assessoria jurídica e de procura de financiadores;
·          Criação de um centro de informática com serviços básicos de reprografia e outros ao alcance das ONG guineenses;
·          Formação em 4 pontos do país de quadros de ONG guineenses em 3 áreas identificadas como necessárias e com claros deficits de conhecimentos

 
Objectivos:

O objectivo do projecto é contribuir para o fortalecimento das ONG e outras organizações da sociedade civil na Guiné-Bissau através de:

a)     Oferecer apoio e assessoria técnica e jurídica às ONG locais;
b)     Facilitar e apoiar o desenvolvimento de parcerias das ONG locais com outros actores nacionais e internacionais;
c)     Facilitar o acesso ao conhecimento e as oportunidades, nomeadamente através das Tecnologias de Informação e Comunicação” e de “Documentação”;
d)     Implementar acções de formação e capacitação dirigida as organizações locais.

Parceiros e Associados

Para a implementação do projecto na Guiné-Bissau, duas Organizações estão associadas nesta parceria:
- Fundação IEPALA - Instituto de Estudos Políticos para a América Latina e África, e
ONG NADEL – Associação Nacional para o Desenvolvimento Local.
IEPALA é a organização membro do Convénio Internacional encarregue pela implantação e seguimento do projecto na Guiné-Bissau.

NADEL Associação Nacional para o Desenvolvimento Local encarregue pelo enquadramento e gestão do Centro

Público Beneficiário

Nesta primeira fase do projecto os beneficiários directos desta acção vão ser as organizações nacionais.

Como beneficiários indirectos encontram-se os colectivos com que as organizações guineenses trabalham, uma vez que as ONG estarão melhor preparadas e informadas para a formulação de propostas a financiadores com projectos de melhor qualidade.
 
Serviços e Actividades do CENATIC ONG

v  Serviço de Apoio e Assessoria Técnica e Jurídica tem as seguintes tarefas
  • Atendimento, apoio e assessoria técnica as ONG no domínio de identificação, formulação e gestão de projectos;
  •  Recolha, tratamento e difusão de informação sobre oportunidades de financiamento e desenvolvimento de parcerias para as ONG locais;
  • Apoio e intermediação na procura de parceiros nacionais e internacionais; 
  •  Apoio, consulta e acompanhamento jurídico nas diversas áreas de intervenção, de interesse e de parcerias das ONG.

 O Serviço de Capacitação e Formação tem as seguintes tarefas:

Ø  Diagnóstico e actualização das necessidades e das áreas deficitárias de formação das organizações locais;
Ø  Planificação e desenvolvimento de “Programas de Capacitação e Formação” para as ONG nos domínios identificados e considerados deficitários e necessários para o fortalecimento das ONG;
Ø  Facilitação da organização e realização de encontros e seminários de reflexão sobre temáticas de interesse das ONG.

 O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação tem as seguintes tarefas:
  • Facilitar a aprendizagem e o acesso das ONG as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Colocar a disposição das ONG um conjunto de equipamentos informáticos e electrónicos que permitam a utilização da Internet, realização de fotocópias e Scanner para documentos;
  •  Criar e manter actualizada uma Página Web do CENATIC;
  • Produzir e difundir um Boletim de Informação do CENATIC
  • Produzir um Programa Radiofónico d CENATIC.
 
O Serviço de Documentação e Desenvolvimento de Conhecimentos tem as seguintes tarefas:
  • Produção, aquisição, conservação e gestão do acesso a documentação;
  • Difusão de informações sobre modelos, abordagens e métodos aplicados ao serviço do desenvolvimento, principalmente as boas práticas locais e universalmente reconhecidas;
  • Facilitar, incentivar e suscitar a reflexão e o intercâmbio de ideias e conhecimentos sobre práticas e estratégias positivas ligadas a realização de projectos e programas de desenvolvimento;
  •  Colocar a disposição das ONG documentos escritos e audiovisuais resultados de investigações, diagnósticos, estudos e experiências sobre várias temáticas de desenvolvimento (sectorial, local, nacional, sub-regional e internacional);
  •   Desenvolver parcerias com instituições congéneres, bibliotecas e outros actores e intervenientes interessados para enriquecer e diversificar a documentação e informações sobre temáticas de interesse e necessidade das ONG.


1 comentário: