quinta-feira, 26 de abril de 2012

5 CANDIDATOS AS ELEIÇAO PRESIDENCIAL 2012 RECUSAM RECONHECER OS RESULTADOS PROVISÓRIO



“Não reconhecemos qualquer tipo de Presidente da República eleito fraudulentamente na Guiné-Bissau”, proferiu Koumba Yala, porta-voz dos cinco candidatos derrotados nas eleições presidenciais antecipadas, durante uma conferência de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, a fim de se posicionar face aos resultados provisórios publicados quarta-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A posição dos insatisfeitos como o escrutínio foi conduzida, foi manifestada no encontro mantido com a imprensa numa das unidade hoteleiras da cidade de Bissau, para anunciar a posição tomada pelos cinco candidatos, Koumba Yalá, Manuel Serifo Nhamajo, Henrique Pereira Rosa, António Afonso Té e Serifo Baldé, depois da publicação dos resultados provisórios.
(Nós não reconhecemos e reafirmamos de não reconhecer qualquer resultados fraudulenta saído das urnas nas últimas eleições do dia 18 deste mês), tendo acrescentado ainda que “nós somos democráticas e queremos que as eleições sejam transparentes e não fraudulentas”, disse o porta-voz/Koumba Yala dos cinco candidatos presidenciais.
Koumba Yala disse ainda que já dispões de uma série de provas que vão entregar a partir da sexta-feira às autoridades competentes, através dos seus mandatários, tendo afirmado neste particular que aquilo que nós queremos é que haja paz na Guiné, que haja estabilidade e que não haja perturbações, só porque alguém quer ser Presidente da República a todo o custo e mesmo que não tenha a preparação para tal.
O Koumba Yala falou ainda que ser Chefe de Estado não é dirigir uma taberna, ou seja ir para o mercado de Bandim comprar um saco de arroz. Exige a ética. Ele fala da ética, mas não conhece essa palavra e nós sabemos que tipo de formação ele tem para dirigir um Estado.
Afirmou que essas eleições são eleições fraudulentas, pelo que reafirmou que “nós não reconhecemos e nem reconheceremos qualquer tipo de Presidente da República fraudulentamente eleito na Guiné-Bissau. Está é a posição assumida pela nossa equipa”.
Questionado se não vai participar na segunda volta das eleições presidenciais antecipadas, porta-voz dos cinco disse que não há segunda volta e nem terceira volta, porque nós não reconhecemos os resultados.
Pedido de falar do conteúdo da reunião mantida com os representantes da comunidade internacional, ele enfatizou que explicaram ao corpo diplomático que previam as fraudes verificadas nas eleições, bem como informaram-lhes, em detalhe, a situação da Guiné-Bissau.
Questionado se a posição tomada não vai pôr em causa a paz e a estabilidade defendidas durante a campanha eleitoral, o porta-voz dos cinco candidatos sustentou que o que poderá pôr em causa a estabilidade que defenderam durante a campanha “é o senhor Carlos Gomes Júnior.”
Os cinco candidatos presidenciais mandaram retirar os respetivos mandatários junto a CNE e das das CRE’s (Comissões Regionais de Eleições).

Sem comentários:

Enviar um comentário