sexta-feira, 16 de março de 2012

Votar para escolher novo Presidente da Republica da GB


Cerca de 570 mil eleitores guineenses estão convocados às urnas no próximo domingo para escolher o sucessor do malogrado presidente Malam Bacai Sanhá, que morreu no passado dia 9 de Janeiro, em Paris, França. Esta é uma eleição-chave para um país marcado pela violência e pela instabilidade, apesar de alguns progressos. A campanha que encerra amanhã, sexta-feira, decorreu até agora sem incidentes de maior, e com uma surpreendente mobilização de recursos para um país dito pobre.

A Guiné-Bissau - onde nenhum presidente eleito depois de 2000 concluiu o seu mandato - busca aproveitar melhor as suas águas com riquíssimo caudal pesqueiro, e o seu subsolo com abundantes recursos minerais e petrolíferos ainda não explorados. Contudo, o país sofre com a actividade de traficantes de drogas, que utilizam o território como uma zona de trânsito entre a América do Sul e a Europa.

Nove candidatos (seriam dez, não fosse a desistência de Ibraima Afa Djaló; teriam sido catorze se o Supremo Tribunal de Justiça não tivesse barrado quatro candidaturas) estão na disputa para dirigir esta ex-colónia portuguesa da África Ocidental de mais de 1,6 milhões de habitantes que se tornou independente em 1974, depois de uma difícil luta armada de onze anos e que conheceu posteriormente vários golpes de Estado e diversos tipos de violência.

Os favoritos são o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, de 62 anos e candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC, no poder) e o ex-presidente Kumba Yala, de 59 anos e que tem o apoio do Partido da Renovação Social (PRS, na oposição). Mas também há que contar com Henrique Rosa (foi Presidente da República de Transição) e com Serifo Nhamadjo, um dissidente do PAIGC descontente com o processo que consagrou Carlos Gomes Jr no Comité Central).

Diversos partidos da oposição questionaram a candidatura de Carlos Gomes Jr - três juízes do STJ votaram contra, três a favor sendo que a presidente do STJ, Maria do Céu Siva Monteiro, desempatou, dando o seu aval a Cadogo Jr). Carlos Gomes Jr ocupou o cargo de primeiro-ministro até fevereiro, por supostamente ter iniciado a sua campanha antes de renunciar ao cargo, ferindo claramente a Constituição. Carlos Gomes Jr também é acusado de ter usado meios estatais para garantir uma vitória na primeir fota. O opositor Braima Alfa Djalo, que se retirou da campanha, denunciou que havia "uma fraude em marcha".

Por a escoha não ter sido unânime dentro do próprio partido de que é presidente, dois dos seus colegas do PAIGC decidiram apresentar-se como independentes: Manuel Serifo Nhamadjo, presidente interino da Assembleia Nacional, e o jvem Baciro Dja, ministro da Defesa. Quanto a Koumba Yala, foi eleito presidente em Janeiro de 2000 com um mandato de cinco anos, mas o seu governo foi marcado pela instabilidade até que finalmente foi derrubado por um golpe de Estado militar, em 2003. Fracassaram as duas tentativas para voltar ao poder em 2005 e 2009. Em 2012, como será. Veremos.

Henrique Rosa, de 66 anos, foi presidente de transição de 2003 (mercê do golpe que depôs Koumba Yalá) a 2005. Apresenta-se como independente, mas está a trabalhar de maneira a fundar um mvimento político. A opinião geral (nas últimas eleições, ganhou mesmo em Bissau, Biombo) é que poderá alcançar um bom resultado no próximo domingo. Graças a ele, o país conseguiu restabelecer o diálogo com a comunidade internacional, algo que Koumba não dava prioridade.

Malam Bacai Sanhã deu o mote. "A Guiné-Bissau começou um novo ciclo econômico marcado por uma anulação da sua dívida externa de mais de mil milhões de dólares e pela adopção de uma estratégia de desenvolvimento económico", constatou em dezembro passado o Fundo Monetário Internacional (FMI), para votar a ser rexonfirmado pela missão de há uma semana atrás. Malam Bacai Sanha também foi saudado como o artífice de uma relativa estabilidade política que permitiu superar os sobressaltos maiores: uma guerra entre chefes militares em abril de 2010 e um ataque de militares contra outros, apresentado como uma tentativa de golpe de Estado em dezembro 2011.

Políticos locais e interlocutores do país, incluindo a ONU, multiplicam agora os pedidos de calma e a continuidade pacífica da campanha eleitoral. No fim deste ano (novembro) o país terá também eleições legislativas. As eleições presidenciais de domingo serão supervisionadas por cerca de 80 observadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da CPLP, do Parlamento Britânico, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário