terça-feira, 13 de março de 2012

ENTREGA PROVISSORIA DA PISTA RURAL NA SECÇÂO DE MINA


Execução de qualquer política de desenvolvimento passa pela criação de condições que possibilitem às comunidades rurais melhorarem o seu nível de vida, nomeadamente escolas, centros de saúde funcionais, água potável e estradas e pistas rurais. Estrada é basilar para a redução da pobreza, porque permite a evacuação dos produtos agrícolas para outros mercados a preços Praticado no mercado.

Foi nesta base que a pista rural da Secção de Mina, Sector de Xitole, Região de Bafatá, beneficiou de reabilitação, no quadro do Projecto de Desenvolvimento Dirigido pelas Comunidades (PDDC), financiado pelo Banco Mundial (BM), num montante de 52.137.500 F.CFA.

São cerca de 22 quilómetros de estrada (terra batida), cujo acto de recepção e entrega provisória teve lugar no passado dia 3 de Março corrente, numa cerimónia que contou com as presenças do delegado regional do Plano, Manuel Eusébio Fernandes, do administrador do Sector de Xitole, Lancas Seidi, dos coordenadores Nacional e Regional do PDDC, respectivamente João S. Handem Júnior e Júlio da Silva, do régulo de Corubal, António Braima Baldé e das populações locais, que saíram em massa para receber a delegação num ambiente de festa, traduzindo assim a sua satisfação por aquilo que consideraram de segunda independência.
O embate dessa infra-estrutura, que beneficia onze comunidades que compõem a Secção de Mina (Zona 7 como era designado nos tempos da luta pela independência), já se fazem sentir. Contrariamente aos anos anteriores, diariamente circulam transportes naquelas localidades e isso vem, de certa maneira, desenvolver as economias dessas comunidades e, consequentemente, reduzir a pobreza.

Apoiar o a comunidade e o objectivo que levou a concepção do PDDC, que em 2010 iniciou a sua intervenção na Secção de Mina com um diagnóstico participativo, que culminou com a elaboração de um plano de desenvolvimento comunitário, com vista à identificação das necessidades básicas das comunidades locais e estabelecer a primeira prioridade.
Assim, elegeram a pista rural como a primeira prioridade, devido, entre outros, ao isolamento em que se encontrava a Secção de Mina, sobretudo no período da chuva, além de perdas de vidas humanas que se verificava frequentemente por falta de transporte para a evacuação de doentes, com destaque para mulheres grávidas, e também as dificuldades que a população se sentia para a evacuação de produtos, o que lhe obrigava a vendê-los localmente a preço de oferta.

Entretanto, a cerimónia foi marcada com a entrega do Certificado de Beneficiário ao chefe da Secção de Mina, Djibril Nanque, seguida da assinatura do termo de recepção, através do coordenador do PDDC, Handem Júnior, do Administrador da ERCANO (Empresa executora), Erasmo Carlos Nossolini e do representante do Gabinete de Fiscalização e Hydrogenie, Augusto Banjaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário